Fotografia – Escolhendo a câmera perfeita

hh

Minha história com a fotografia começou a uns 5 anos atrás, as redes sociais começaram a se popularizar e eu ganhei meu primeiro computador e meu primeiro celular com câmera. No falecido Orkut conheci os perfis fakes  e consequentemente os de doação de fotos (aaah que saudade dos meus 14 anos!), e vi que tinha uma galera que tirava umas fotos muito bacanas e me apaixonei por esse universo, e com a câmera do celular mesmo comecei a fotografar tudo que eu via pela frente. Comecei a procurar na internet algumas dicas, tutorias e tudo mais que pudesse me ajudar. Baixei vários programas de edição (photoshop, photoscape, photofiltre) e depois de um tempo, quis investir em uma câmera melhor. Ai começou minha jornada em busca da câmera perfeita para mim. Se você também se encontra nessa situação e quer investir em um equipamento melhor aqui vão algumas dicas pra você não jogar seu dinheiro fora.

O que você vai fotografar
Se o seu intuito é apenas tirar “selfies” para postar do facebook, porque diabos iria desembolsar uma grana que nem tem, num equipamento que vai ficar de escanteio? Nesse caso as câmeras dos celulares são excelentes e vão te satisfazer completamente. Se viaja muito, para lugares bem bacanas, com a família, amigos, namorado, paquera, e acha que câmera do celular não é ideal pra isso, talvez uma digital simples seja exatamente o que precisa, elas geralmente possuem configurações melhores e um preço bem camarada. Agora, se você quer fazer cursos, aprender um pouco (muito) mais, e de certa maneira colocar a fotografia no seu trabalho, ao invés de comprar uma profissional compra uma semi, elas são mais baratas que as profissionais (mas não são baratas!!) e vão oferecer tudo o que você vai precisar para entrar nesse mundo mágico. Se você é profissional… Não precisa ler esse artigo pra saber qual câmera comprar, e se você não sabe qual câmera comprar, a profissional não é ideal pra você, pode acreditar!

A marca/modelo e o preço
Agora que já sabe qual câmera comprar vem a segunda parte, escolher a marca; aconselho ir numa marca que você já possua outros produtos e conheça bem, sabe que é de boa qualidade. Arriscar num equipamento de uma marca que nunca ouviu falar e ninguém tem é muito arriscado. Na fotografia tem uma grande competição entre a Canon e a Nikon e sempre ouço todo mundo dizer que uma é melhor do que a outra, e isso tudo é mentira. As duas são diferentes, claro , mas diferença é tão pouca que as vezes é até imperceptível. O preço; câmeras fotográficas são bem carinhas, e se você não tem tanto dinheiro assim é melhor estipular uma quantia X que não vai te afundar, junte a grana durante uns meses, guarde as moedinhas do troco do sorvete. Mas é importante estipular uma quantia que possa e queira investir pra não fazer uma compra parcelada em 100 vezes que depois não vai conseguir pagar. O modelo; agora que já sabe a marca e quanto pode gastar, vem o modelo, todas as marcas possuem milhares de modelos (Canon t3, T3i, T5i, 60d, sc50 Nikon d7000, d90, p520, d3100) e o que acontece é que cada modelo possui uma configuração, um corpo, os equipamentos compatíveis, e como você já tem uma poupança pra isso, é só procurar um modelo que caiba no seu orçamento e tenha tudo que você busca numa câmera.

Faça um test-drive
Agora que escolheu o modelo e sabe que vai poder pagar por ela, vá a uma loja e teste, tire umas fotos, segure-a, veja-a de pertinho pra ter certeza que escolheu certo. Veja se algum amigo tem e pergunte o que ele acha sobre ela, pergunte os prós e os contras. Procure informações na internet, o que as pessoas que compraram falam dela, tutoriais no Youtube, o máximo de contato e opiniões tiver, melhor.

Onde comprar
Você testou e amou. Agora é certeza que vai comprar, mas onde? Na internet o preço geralmente é mais barato que na loja física, porém tem alguns poréns (?) observe o frente, o tempo de entrega, e se o site é seguro. Vale a mesma dica que dei para escolher o modelo, veja os comentários de quem comprou, se demorou, se chegou mesmo, se o site dá alguma garantia. Se você for viajar pra fora, ou tem algum parente que mora no exterior, aconselho comprar lá. É bem mais barato, e tem muitas opções que aqui não tem. Comprar em site de fora tbm é uma opção, mas calcule o frente antes, as vezes o frete é tão caro que sai o mesmo valor se você comprasse numa loja física aqui.

Agora que comprou seu “brinquedinho” novo, é só aprender a usufruir o máximo e tirar fotos maravilhosas que encantam os olhos de todos. A minha vem só ano que vem, mas ano que vem já ta chegando, e com certeza vai valer a pena toda essa espera. E quando ela chegar, faço um post detalhado sobre ela.

Anúncios

Me conte o que achou...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s