5 Dicas de SEO Para Iniciantes

dicas de seo para blogs iniciantes.jpg

  Tenho certeza que você já ouviu essa palavrinha, mas não faz nem ideia do que ela significa, e o quão importante ela é pra quem possui blogs. SEO é a sigla de Search Engine Optimization, que são um conjunto de táticas de otimização que melhoraram o posicionamento do seu site ou blog nos mecanismos de buscas, como o google, atraindo, assim, mais acessos e tráfego. Esse sistema todo é muito mais complexo do que você possa imaginar, hoje em dia, existem até mesmo cursos sobre o assunto, e alguns especialistas que até cobram para otimizar o seu site. Ou seja, o assunto é sério e de extrema importância, e faz uma diferença tremenda.

  Uma das minhas metas desse ano, era exatamente aprender um pouco mais sobre esse assunto. Acreditem vocês ou não, mas assim que comecei a aplicar essas 5 dicas básicas de SEO, os acessos do blog aumentaram muito. Hoje, cerca de 90% do meu tráfego é inteiramente do google, sendo que no começo do blog essa porcentagem era menos de 5%! Então, vamos às dicas:

1 – Escolha Um Nome Único e Simples
A escolha do nome de um blog não é tarefa fácil. Parece que nenhum nome te define, e quando você finalmente encontra o nome perfeito, ele já existe. Mas você curte tanto o nome que decide ficar com ele mesmo e decide acrescentar uma letra, um hífen, cria o blog no wordpress caso o nome já exista no blogspot, ou qualquer outra coisa que lhe permita ficar com aquele nome. E esse pode ser o seu maior erro. O nome do seu blog precisa ser único, porque assim que as pessoas ouvirem ou lerem o nome, associaram à você, ao layout, aos seus posts. Além de correr o risco dos leitores te enxergarem como um copião, se você continuar com aquele nome que já existe, você terá uma concorrência acirradíssima com o blog do nome inicial.

2 – De Olho Na URL
Assim que você cria uma postagem, ela possuirá uma URL especial para que você possa divulgar aquele post, e é exatamente isso que aparece no posicionamento do google. Quem é aqui do wordpress, deve tomar muito cuidado com a URL. Aqui, assim que você cria o título do sua postagem, ela automaticamente se transforma na URL. Por exemplo, a URL desse post é nomedoblog/datadapostagem/dicas-de-seo-para-iniciantes, eu não precisei criar ela, o próprio wordpress criou pra mim. Porém, se eu salvasse esse post como rascunho, abrisse ele um tempo depois e alterasse o título, a URL permaneceria a mesma citada anteriormente. Isso pode ser prejudicial já que meu primeiro título foi para uma postagem de dicas de SEO, e se eu mudasse a postagem (e o título) para um assunto completamente diferente, meu posicionamento seria comprometido. Então atentem-se à isso. Infelizmente, nós do wordpress, não possuímos a opção de tirar a data da URL, mas caso sua futura plataforma, ou se você possui outra plataforma que permita essa alteração, faça ela sempre. As datas na URL interferem negativamente no posicionamento.

3 – Palavras Chave
  Elas são importantíssimas. Tão importantes quanto o título do seu post, quanto um layout bacana… Quanto mais palavras chave você incluir no seu texto, mais alto ele ficará no posicionamento do google. Existem alguns sites ótimos para isso, como Google Adwords e o keywordtool, eles te mostram os termos mais buscados dentro do assunto que você está abordando. A dica é usar a maior quantidade de palavras chaves que você puder, de forma sútil. Imagina você ler um texto da seguinte maneira:”As principais dicas de SEO, principalmente dicas de SEO para wordpress, são as dicas básicas de SEO que te ajudam a otimizar seu blog com dicas de SEO básicas” não rola, não é mesmo? Então pesquise, e tome muito cuidado pro seu texto não ficar cansativo e repetitivo.

4 – Nunca Mais Salve As Imagens Como “fhvbdfa”
O google possui um mecanismo de busca por imagens, e isso significa que elas são tão importantes quanto o seu texto. Salvar as suas fotos como “hjdfbDN” ou “foto1” não vão te ajudar a aparecer quando alguém buscar pelo assunto do seu texto. Salve as fotos com o nome relacionado ao assunto do seu texto. Por exemplo, a imagem principal dessa postagem, foi salva com o mesmo nome do título do post. Isso ajuda a reforçar o assunto abordado, e quando alguém procurar por dicas de SEO para iniciantes, no google imagens, ela irá aparecer.

5 – Não Coloque Os Links no “clique aqui”
É muito comum as pessoas colocarem links referenciais em termos como o “clique aqui” e se você faz isso deve parar por um único motivo: Os mecanismos de buscas (incluindo o google) também utilizam os links adicionados no seu texto pra decidir sua posição nas buscas. Ou seja, alguém que adiciona os links em termos comuns, terá um posicionamento maior do que aqueles que colocam em “clique aqui”. Exemplo:dicas básicas de seo para blogs.jpg

E vocês, quais dicas já conheciam, quais conhecem e que não apareceram aqui? Me contem aqui nos comentários.

Banner BEDA2016 Vai um Café
Blogs Participantes do #BEDA: Em Outubro |Isabella Cas | Mulher Pequena|Iletrando | Conversa Íntima | Descoisando |Viagens de Apartamento|Blog Since 85 | Pequenos Retalhos | L’Explorateur | Brilha la Luna

Anúncios

4 comentários sobre “5 Dicas de SEO Para Iniciantes

Me conte o que achou...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s