Setembro Amarelo – Precisamos Dar Atenção Ao Suicídio

setembro amarelo.jpg

  Acho que esse foi o post que eu mais tive dificuldade em criar. Pensei em várias maneiras de começar. Dados, estatísticas, explicar o que leva à pessoas a atentar contra suas próprias vidas, mas nada me pareceu “correto”. Esse é um dos assuntos mais delicados sobre o qual já abordei, e durante muitos momentos me vi parada encarando o teclado pensando no que falar. Sentindo uma pancada no coração. Além de delicado, esse é um assunto triste, e que realmente merece um cuidado e uma atenção especial.

  Quando vi as estatísticas, fiquei chocada. É meio inacreditável pensar que tantas pessoas cometem suicídio. O número é ainda mais alarmante se você for contar só os jovens. É difícil acreditar, que alguém tão novo não possui esperança. Tirar a sua vida, quando ela mal começou é simplesmente trágico, triste, de partir o coração.

  Existe tanta coisa boa nesse mundo. Tantos lugares para conhecer, tantas pessoas diferentes pra conversar. É triste saber que alguém prefere simplesmente abandonar tudo que ela nunca chegou a conhecer e viver, abandonar todas as possibilidades de quem ela poderia ser.

  Creio que um dos maiores problemas da sociedade atual, e é exatamente o principal fator que causa tantos suicídios nos jovens, é o julgamento. As pessoas têm mania de julgar as outras sem nem conhecer. Julgam aquilo que é diferente do que elas estão habituadas. E como se já não fosse complicado o suficiente ser diferente de todos ao seu redor, essas pessoas ainda te julgam. Precisamos aceitar, abraçar, e conhecer mais o outro. Se você parar de rir da cara daquela pessoa que se veste engraçado, ou que ouve músicas estranhas, e simplesmente tentar conhecer um pouquinho do mundo dela, pode ter certeza que você pode se surpreender.

  Por esse motivo existe o Setembro Amarelo, uma inciativa incrível que procura ajudar pessoas que estão sofrendo e pensando em se suicidar. Pesquise sobre o movimento. Tente ajudar alguém. Mas lembre-se que a maior mudança, vem de nós mesmos.

12191717_10207450342518984_5470877887559865017_n

Anúncios

10 comentários sobre “Setembro Amarelo – Precisamos Dar Atenção Ao Suicídio

  1. Adorei a forma como você abordou o post Lully… É tão triste vermos as estatísticas em alta com relação a esse assunto 😦 e como você disse, a nossa sociedade julga demais as pessoas, além de ser totalmente estereotipada e inserir n padrões, e creio que esse seja um dos motivos que atingem várias pessoas, e isso só acumula ainda mais :((
    O mundo precisa de mais cuidado e as pessoas de mais amor e menos julgamentos, isso sim!!
    Um beijão ❤

    Curtir

  2. Perfeito o post, Lully. Sabe, é bem difícil mesmo falar, só mesmo quem já passou por algo desse tipo para entender… Não sentir prazer em nada, deve ser muito complicado. E, como você disse, o importante é não julgar. Todos estão tão preocupados com suas próprias vidas que, muitas vezes, não se esforçam para tentar entender e ajudar!
    Muito lindo de sua parte falar a respeito!
    Xero grande!

    Curtir

  3. Cada pequeno gesto nosso para fazer uma sociedade melhor pode ter um impacto grande na vida das pessoas, inclusive das que se encontram em tamanha dor que não acreditam em possibilidade de melhora, não acreditam em esperança. Hoje, nosso mundo realmente é muito exposto e parece natural julgar tanto. Você tocou num ponto importante. Não deveria ser assim… Precisamos de mente e corações abertos até para falar de um assunto complicado quanto a causa por trás do Setembro Amarelo. Por isso, é tão legal que você tenha conseguido fazer um post leve e aberto para reflexões ^^

    Curtir

Me conte o que achou...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s