Mantendo a Organização do Blog

CBE2AFEA-F022-45AF-9B6F-FDED82A6F74D-719-0000015928938DF1

Eu sei que meu blog não é o mais organizado de todos, mas existem algumas dicas que estou seguindo, e outras que vou começa a seguir, que estão me ajudando muito a manter a organização do blog. Depois que comecei a estagiar, cuidar desse mocinho tem sido um grande desafio (Ainda mais em mês de #Beda). Mas, se você se organizar direitinho, dá pra viver muito bem.

1. Oraganize seu tempo, e aproveite cada segundo disponível.

Quando o assunto é organização de tempo, sou péssima. Mas, tenho conseguido me organizar bem depois que comecei a separar alguns minutos para pesquisa, reunião de materiais e começar a criar postagens. Também tenho aproveitado bastante meus minutos disponíveis. Começar a escrever textos enquanto estou a caminho do trabalho, no intervalo da faculdade, e no caminho pra casa tem me ajudado muito.

2. Anote tudo! 

Sou daquelas qu anota e depois esquece onde anotou. Então tenho usado as redes sociais para me ajudar. Envio minhas ideias pra mim mesma no Twitter, que é uma das redes que uso sempre, então fica fácil lembrar que enviei para lá e tenho acesso a ele em qualquer lugar. Também uso agendas, mas ultimamente o uso da internet tem sido bem melhor.

3. E-mail (ou apps de organização) não foi feito pra ficar de enfeite.

Lembra que eu falei que usar o tempo livre pra iniciar a criar conteúdo é uma mão na roda? Você precisa de um lugar para enviar esse conteúdo depois. Existem milhares de apps que permitem que você salve conteúdos (evernote, sinto sua falta more) mas usar o e-mail para esse tipo de organização tem feito a maior diferença de todas. Acho que ele organiza tudo muito bem, é confiável, e você consegue sincronizar eles com várias contas, redes sociais, apps e aparelhos. Por isso até hoje, eles não morreram.

4. Crie planilhas de postagens que já foram, e que ainda vão para o ar. 

Já aconteceu de você ter uma ideia bem legal para uma postagem, e quando você se dá conta já criou algo assim? É um saco né? Por isso é importante saber sobre o que você já falou. Também é legal manter o controle de quais postagens estão para entrar no blog nos próximos dias, para você não falar sobre o mesmo assunto em intervalos curtos, e o blog não ficar com matérias repetidas.

5. Mantenha o material salvo por um tempo, e faça backup do conteúdo constantemente.

Já imaginou se acontece algum problema no seu blog, e você perde o seu conteúdo? Não seria nada legal né? Então não apague as fotos, os textos, e os vídeos que já foram pro ar. Isso também vai te ajudar a saber quais imagens já usou, e sobre quais assuntos você já abordou (auxiliando na dica 4).

Cuidar de blog é assunto sério, exige esforço e empenho, é um verdadeiro trabalho. Se você não se organizar, tudo desanda. Então me conta aqui nos comentários quais são as suas dicas de organização 🙂

3 comentários sobre “Mantendo a Organização do Blog

Me conte o que achou...

